PARA CABELEIREIROS INICIANTES
Existe muitas dúvidas sobre alisamentos. Pensando nisso, postei aqui as principais dúvidas que minhas clientes têm.
CLIENTE VEIO DE OUTRO SALÃO OU ALISOU EM CASA?
Primeiramente devemos descobrir se o alisante usado anteriormente é compatível com a marca usada em seu salão, ou seja, se a fórmula de antes era à base de tioglicolato de amônia, não se deve usar um alisante à base de guanidina ou de algum hidróxido. A base química deve ser a mesma. Por isso recomendo sempre fazer um teste de mecha, na parte de cima da cabeça, onde o cabelo é mais frágil.
O ALISAMENTO PODE CAUSAR QUEDA OU QUEBRA?
Transformações no cabelo não causam queda de cabelo. Isso é uma questão interna,como a perda natural pela idade, problemas hormonais, excesso de oleosidade, stress ou porque terminou o ciclo de vida.
A química, quando feita de maneira errada, pode sim fazer com que o cabelo se quebre. Por isso é importante o teste de mecha, para descobrir se deve usar um produto mais forte ou mais suave, ou quanto tempo deve deixar agir o produto. O cabelo deve ser penteado e enluvado no sentido do crescimento do fio, e o mais importante, ser neutralizado corretamente. Após a neutralização deve ser tratado com uma máscara de tratamento específica.
PORQUE O NEUTRALIZANTE É IMPORTANTE?
O neutralizante é aplicado após o alisamento para impedir que o ativo químico continue agindo. Ele religa as pontes de cistina, o que firma o novo formato do cabelo. (Por isso não é recomendado amarrar o cabelo por 3 dias, para não alterar o seu formato).
QUAIS ALISANTES SÃO COMPATÍVEIS?
Os que tem o mesmo princípio ativo, não importa a marca. O tioglicolato não é compatível com hidróxido de sódio, nem hidróxido de cálcio, nem guanidina. Nem um deles é compatível entre sí. Uma vez usando um desses ativos para alisar, não pode haver troca para o outro até que todo o cabelo alisado seja cortado ou tenha raíz natural crescida para fazer apenas o retoque de raíz, sob riscos de haver quebra dos fios. De qualquer forma fazer um teste de mecha antes de qualquer procedimento para reduzir os riscos.
PARA QUE TIPO DE CABELO A GUANIDINA É INDICADA?
Cabelos armados, crespos, resistentes e com frizz, principalmente, para quem tem cabelo afro ou volumoso.
PARA QUE TIPO DE CABELO O TIOGLICOLATO DE AMÔNIA É INDICADO?
Todos os tipos de cabelos, principalmente os ondulados, cacheados e volumosos. Ondulados ficam lisos e com balanço, os crespos e armados perdem volume, ficando com cachos soltos e definidos, possibilitando também a realização da escova definitiva.
HÁ ALGUMA TÉCNICA PARA DEIXAR O CABELO LISO, MAS COM AS PONTAS ONDULADAS COM EFEITO NATURAL?
O relaxamento é mais indicado nesse caso, o cabeleireiro deve escolher um alisante suave. Deve-se apenas calcular o tempo de ação do produto para que o cabelo não fique totalmente liso, apenas ondulado ou com cachos definidos.
QUE PRODUTOS DEVEM SER USADOS EM CASA PARA CUIDAR DOS PRODUTOS ALISADOS?
Após uma transformação química, os fios precisam de produtos que reponham nutrientes perdidos no processo, como ceramidas, aminoácidos, queratina e proteínas. Óleos vegetais e silicones também são de grande ajuda, pois fecham a cutícula devolvendo o brilho e a maciez ao cabelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário